Os elastômeros termoplásticos são compostos de base polimérica que, quando aquecidos até seu estado fundido, podem ser moldados e transformados em diversas peças e produtos. São quase tão flexíveis e elásticos quanto a borracha tradicional, mas com versatilidade muito maior em relação ao seu processamento, o que resulta em infinitas aplicações. Com conhecimento adquirido em mais de 30 anos, desenvolvemos uma ampla linha de produtos, atendendo os mais rigorosos controles de qualidade.
O TPE alia características de flexibilidade e elasticidade similar à borracha, e processabilidade similar aos termoplásticos, o que o torna candidato ideal para substituição da borracha vulcanizada em diversas aplicações. O TPE é amplamente utilizado em peças de vedação e em peças em que o grip é importante. É muito valorizado para aplicações em peças dinâmicas extrusadas, sopradas ou injetadas, que precisem de flexibilidade e conforto ao toque (soft touch). O TPE de alta qualidade produzido pela FCC atende às normativas da ANVISA e da FDA para contato com alimentos, e da Farmacopéia brasileira para contato com pele e mucosa, sendo amplamente utilizado em aplicações de higiene e saúde, utilidades domésticas, linha branca, entre outros.
O TPV é um elastômero termoplástico que apresenta uma fase elastomérica (EPDM dinamicamente vulcanizado), altamente dispersa em uma matriz poliolefínica termoplástica a base de Polipropileno (PP). Essa matriz termoplástica permite que o TPV possa ser processado através dos métodos tradicionais de processamento de plásticos, além de permitir sua reciclagem. Por outro lado, a fase elastomérica confere as características de maciez e resposta elástica do material. O TPV da FCC tem fácil adesão em PP e é resistente a temperaturas de até 135°C, sendo altamente recomendado para aplicações que precisem de alta resistência térmica, como as peças próximas ao motor de um automóvel. Pode ser utilizado em peças complexas via injeção, sopro ou extrusão, garantindo excelente acabamento superficial. A FCC atende os padrões globais de qualidade exigidos pelas normas automotivas e de infraestrutura.
O TPU é um termoplástico de poliuretano que possui excelentes propriedades mecânicas e químicas, como elasticidade, transparência, resistência a óleos, graxa e abrasão, por exemplo. Seu elevado grau de adaptabilidade combina características aparentemente contrastantes da borracha e do plástico, em termos de flexibilidade e rigidez, tornando-o um material de fácil processamento, adequado para muitos ambientes. Por esta razão, é um material amplamente utilizado em diversas aplicações, que vão desde bens de consumo como calçados e capinhas de celular, até aplicações industriais complexas, como correias transportadoras.
A FCC foi pioneira na produção de composto de TR superemborrachado no Brasil, sendo referencia de qualidade e excelência no mercado. Flexível e elástico como a borracha, o composto TR é um termoplástico até 40% mais leve do que a borracha vulcanizada, e é extremamente versátil, podendo ser produzido em diversas durezas. Além disso, o TR apresenta toque emborrachado e fácil processabilidade e pigmentação, sendo muito utilizado em solados de calçados femininos e masculinos casuais e infantis, palmilhas e em outras aplicações diversas como brinquedos, ferramentas, itens da linha pet, entre outros.
O PVC da FCC é de fácil processabilidade, pigmentação e bom acabamento, além de ser isento de ftalatos. O produto apresenta excelentes produtividade e estabilidade térmica, entregando qualidade, versatilidade e competitividade nas mais diversas aplicações do calçado. A FCC tem diferentes linhas de PVC: cristal com aparência vítrea, mais utilizado na confecção de solados e acessórios, e PVC microexpandido, geralmente utilizado em solados, pois confere maior leveza às peças. Características e propriedades, como dureza, por exemplo, podem ser especificadas conforme a necessidade do cliente.