O mês de Novembro é um período dedicado à reflexão e ações contra o racismo e a desigualdade social no Brasil. Nesse contexto, o Dia da Consciência Negra destaca-se como uma oportunidade de celebrar avanços na luta contra a discriminação racial e promover a riqueza da cultura afro-brasileira.
A História da Consciência Negra:
O termo "consciência negra" ganhou destaque na década de 1970, impulsionado pelos movimentos sociais, notadamente o Movimento Negro Unido. Mais que uma expressão, é símbolo de resistência, um esforço da construção social, do desenvolvimento de identidade e da constatação do povo afro-brasileiro. O Brasil é o país com maior número de descendentes de africanos fora da África, e faz muito sentido que essa data seja reforçada e valorizada no país.
Diversidade e Inclusão na FCC:
Somos reconhecidos como um excelente lugar para trabalhar pela quarta vez consecutiva, certificado pelo Great Place to Work (GPTW).
Na FCC, reconhecemos que a diversidade é um ativo valioso. Cada grupo étnico, geracional e de gênero traz características únicas que, quando integradas, enriquecem nossa capacidade de inovar. Incentivamos a diversidade e a inclusão desde o processo seletivo até a tomada de decisões, tratando todos com imparcialidade, consideração e respeito.
Através do Grupo Multidisciplinar de Diversidade, denominado Juntos, trabalhamos os temas de capacitismo, racismo, machismo, etarismo e o preconceito com as pessoas LGBTQIA+. O grupo é formado por pessoas de diversos setores para tornar sua voz mais plural e representativa.
Compromisso com a Igualdade:
Em nosso Relatório de Sustentabilidade de 2022, detalhamos nossos processos e compromissos, reforçando nossa postura intransigente contra o desrespeito, discriminação e qualquer forma de assédio. Valorizamos a equidade e trabalhamos para criar um ambiente onde cada indivíduo se sinta respeitado e valorizado.
Atividades do Mês da Consciência Negra na FCC:
Por meio do Grupo de Diversidade, a FCC está engajada em promover a conscientização durante todo o mês. Isso inclui palestras e atividades, como publicações internas sobre a história da data; abordagem de comentários racistas, mesmo não intencionais; e palestras com convidados especialistas em questões fundamentais relacionadas à formação racial.
Na FCC, nosso compromisso com a diversidade e inclusão transcende o dia 20 de novembro, estendendo-se a cada dia do ano. Ao enfocar o respeito, a igualdade e a valorização da diversidade, reafirmamos nosso compromisso de sermos um ambiente corporativo diverso e inclusivo.