A importância da FCC no calçado nacional é resultado do desenvolvimento constante de tecnologias que proporcionam processos mais ágeis, eficientes, econômicos e sustentáveis. Com uma equipe comercial e técnica qualificada e espalhada por todo o Brasil e América Latina, conhecemos em detalhes os processos de nossos clientes, e desenvolvemos soluções específicas para o mercado de calçados, que geram diferenciação e valor.
Somos uma empresa de ciência dos materiais e temos vocação para a inovação. Nossas inspirações não estão em um só lugar, mas em todo e qualquer lugar.
A FCC surgiu no final dos anos 60, e começou sua história produzindo componentes para o mercado calçadista. Sua dedicação em melhorar processos e desenvolver novas tecnologias, trouxe o sucesso. O sucesso trouxe a vontade de crescer e inovar ainda mais. Então, a FCC se consolidou, ampliou seu portfólio, virou referência. Hoje, não produz um só material que produzia lá no início, demonstrando sua capacidade de criar, cocriar, reinventar e se transformar.
São produtos que compõem o sistema de colagem, contemplando solventes de limpeza, reticuladores e preparadores de superfície, como, por exemplo, primers e halogenantes. Geralmente são produtos à base de solvente e, em alguns casos, podem ser utilizados também produtos base água. Os produtos auxiliares são fundamentais no processo de colagem, pois garantem a boa performance do adesivo, sendo responsáveis pela preparação dos materiais a serem colados. A FCC especifica todo o sistema de colagem para o cliente, fornecendo todos os produtos necessários para garantir a qualidade da colagem.
O Hot Melt é um adesivo sólido, termoplástico, livre de solventes, sendo necessário equipamento específico para sua aplicação. Os Hot Melts apresentam alto rendimento, pois não possuem perda por evaporação, oferecendo uma solução sustentável, com geração mínima de resíduos. Após a aplicação, o adesivo se torna sólido novamente, garantindo a sua coesão e performance. Pode ser utilizado em diversas aplicações do calçado como preparação de peças, colagem de espumas, virado de cabedais, tiras e palmilhas, além da colagem de fitas de borda, no mercado moveleiro.
Os adesivos à base de solvente podem ser de poliuretano, policloropreno ou à base de borrachas sintéticas. Estes adesivos possuem boa aplicabilidade, resistência de colagem e secagem rápida, podem ser utilizados para a colagem de diversos tipos de materiais e em vários processos. A FCC possui uma linha completa de adesivos à base de solvente, que atendem às normas relativas a presença de substâncias restritas e são indicados para atender o mercado calçadista, moveleiro e colagem de tubos e conexões.
Os adesivos à base de água da FCC possuem excelente resistência de colagem inicial e final. Além disso, estes adesivos proporcionam um ambiente de trabalho mais seguro e salubre, devido à redução da presença de solventes. Outra característica destes adesivos é a de possuírem maior rendimento na aplicação se comparados aos adesivos à base de solventes. A FCC possui um amplo portfólio de adesivos poliuretanos à base de água mono e bicomponentes, adesivos aquosos de policloropreno e adesivos à base de PVA.
O PVC da FCC é de fácil processabilidade, pigmentação e bom acabamento, além de ser isento de ftalatos. O produto apresenta excelentes produtividade e estabilidade térmica, entregando qualidade, versatilidade e competitividade nas mais diversas aplicações do calçado. A FCC tem diferentes linhas de PVC: cristal com aparência vítrea, mais utilizado na confecção de solados e acessórios, e PVC microexpandido, geralmente utilizado em solados, pois confere maior leveza às peças. Características e propriedades, como dureza, por exemplo, podem ser especificadas conforme a necessidade do cliente.
A FCC foi pioneira na produção de composto de TR superemborrachado no Brasil, sendo referencia de qualidade e excelência no mercado. Flexível e elástico como a borracha, o composto TR é um termoplástico até 40% mais leve do que a borracha vulcanizada, e é extremamente versátil, podendo ser produzido em diversas durezas. Além disso, o TR apresenta toque emborrachado e fácil processabilidade e pigmentação, sendo muito utilizado em solados de calçados femininos e masculinos casuais e infantis, palmilhas e em outras aplicações diversas como brinquedos, ferramentas, itens da linha pet, entre outros.
O TPU é um termoplástico de poliuretano que possui excelentes propriedades mecânicas e químicas, como elasticidade, transparência, resistência a óleos, graxa e abrasão, por exemplo. Seu elevado grau de adaptabilidade combina características aparentemente contrastantes da borracha e do plástico, em termos de flexibilidade e rigidez, tornando-o um material de fácil processamento, adequado para muitos ambientes. Por esta razão, é um material amplamente utilizado em diversas aplicações, que vão desde bens de consumo como calçados e capinhas de celular, até aplicações industriais complexas, como correias transportadoras.