Os produtos FCC para esse mercado são multifuncionais e estão presentes em várias partes de um automóvel. Os nossos produtos são utilizados em aplicações under the hood (sob o capô), interior e exterior, para peças como vedações de faróis, coifas, perfis de vedação, alavancas, maçanetas, vedação de espelhos, ar-condicionado, dutos de ar, tapa pó, cowl top, spoilers, acabamentos, plugs, passa-furo, porta copos, revestimentos, entre outros. Suas aplicações vão desde componentes que necessitam de alta resistência química e à temperatura, bem como acabamentos sofisticados.
Somos uma empresa de ciência dos materiais e temos vocação para a inovação. Nossas inspirações não estão em um só lugar, mas em todo e qualquer lugar.
A FCC surgiu no final dos anos 60, e começou sua história produzindo componentes para o mercado calçadista. Sua dedicação em melhorar processos e desenvolver novas tecnologias, trouxe o sucesso. O sucesso trouxe a vontade de crescer e inovar ainda mais. Então, a FCC se consolidou, ampliou seu portfólio, virou referência. Hoje, não produz um só material que produzia lá no início, demonstrando sua capacidade de criar, cocriar, reinventar e se transformar.
O TPV é um elastômero termoplástico que apresenta uma fase elastomérica (EPDM dinamicamente vulcanizado), altamente dispersa em uma matriz poliolefínica termoplástica a base de Polipropileno (PP). Essa matriz termoplástica permite que o TPV possa ser processado através dos métodos tradicionais de processamento de plásticos, além de permitir sua reciclagem. Por outro lado, a fase elastomérica confere as características de maciez e resposta elástica do material. O TPV da FCC tem fácil adesão em PP e é resistente a temperaturas de até 135°C, sendo altamente recomendado para aplicações que precisem de alta resistência térmica, como as peças próximas ao motor de um automóvel. Pode ser utilizado em peças complexas via injeção, sopro ou extrusão, garantindo excelente acabamento superficial. A FCC atende os padrões globais de qualidade exigidos pelas normas automotivas e de infraestrutura.
O TPE alia características de flexibilidade e elasticidade similar à borracha, e processabilidade similar aos termoplásticos, o que o torna candidato ideal para substituição da borracha vulcanizada em diversas aplicações. O TPE é amplamente utilizado em peças de vedação e em peças em que o grip é importante. É muito valorizado para aplicações em peças dinâmicas extrusadas, sopradas ou injetadas, que precisem de flexibilidade e conforto ao toque (soft touch). O TPE de alta qualidade produzido pela FCC atende às normativas da ANVISA e da FDA para contato com alimentos, e da Farmacopéia brasileira para contato com pele e mucosa, sendo amplamente utilizado em aplicações de higiene e saúde, utilidades domésticas, linha branca, entre outros.