A imagem combina o perfil de uma cabeça formada por diversas silhuetas femininas com um documento assinado ao lado, destacando diversidade, inclusão e compromisso.
Data de publicação
1/8/2024
Compartilhar publicação

Promovendo a Igualdade de Gênero na FCC: Nosso Compromisso com os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs)

Na FCC, acreditamos que a diversidade é nossa força propulsora. Valorizamos debates construtivos e abertos, destacando diferentes perspectivas e vivências. Nossa dedicação à criação de um ambiente inclusivo e equitativo para grupos minoritários é evidente em nossos esforços contínuos. Não se trata apenas de adaptar nossa estrutura, mas também de capacitar nossos líderes por meio de palestras, grupos de discussão e treinamentos.

No mês de abril, nosso CEO, Marcelo Reichert, deu um passo importante em prol da igualdade de gênero e empoderamento das mulheres ao assinar a Declaração de Apoio aos WEPs (Women's Empowerment Principles, ou Princípios de Empoderamento das Mulheres). Os WEPs são um conjunto de sete princípios estabelecidos em 2010 pela ONU Mulheres, entidade da ONU dedicada ao tema de gênero em sua diversidade, e pelo Pacto Global, iniciativa dedicada a engajar empresas com as Nações Unidas. Esses princípios incentivam as empresas a promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres, aprofundando, ampliando e fortalecendo o engajamento com o setor privado para mudar comportamentos em prol de uma conduta empresarial sensível ao gênero.

Os Sete Princípios dos WEPs:

1. Liderança corporativa de alto nível: Estabelecer liderança forte para promover a igualdade de gênero (relacionado ao ODS 5: Igualdade de Gênero).

2. Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, sem discriminação: Garantir justiça e igualdade de oportunidades no ambiente de trabalho (ODS 8: Trabalho Decente e Crescimento Econômico).

3. Saúde, bem-estar e segurança dos empregados: Assegurar um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos (ODS 3: Saúde e Bem-Estar).

4. Educação e treinamento para a igualdade de gênero: Oferecer programas de desenvolvimento para promover a igualdade de gênero (ODS 4: Educação de Qualidade).

5. Desenvolvimento empresarial, cadeia de suprimentos e práticas de marketing: Implementar práticas empresariais que empoderem as mulheres (ODS 12: Consumo e Produção Responsáveis).

6. Iniciativas e advocacia comunitárias: Promover a igualdade de gênero através de iniciativas comunitárias (ODS 10: Redução das Desigualdades).

7. Mensuração e relatório: Medir e relatar o progresso na promoção da igualdade de gênero (ODS 17: Parcerias e Meios de Implementação).

Nosso Compromisso

Ao assinar a Declaração de Apoio do CEO, a FCC se junta a uma rede de mais de 8000 de líderes empresariais em todo o mundo, demonstrando seu compromisso com o avanço da igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres no local de trabalho, no mercado e na comunidade. Entendemos que a igualdade de gênero não é apenas uma questão de justiça – é fundamental para a criação de empregos, inovação, produtividade e crescimento econômico sustentável e é boa para os negócios

Nosso compromisso com a inclusão e a igualdade de gênero se reflete em iniciativas como o Grupo Multidisciplinar de Diversidade, que aborda temas como capacitismo, racismo, machismo, etarismo e preconceito contra pessoas LGBTQIA+, além do Comitê de Diversidade, que define diretrizes para aprimorar a cultura inclusiva da empresa.

Nossos Esforços Contínuos

  • Capacitação de Líderes: Realizamos palestras, grupos de discussão e treinamentos para nossos líderes, focando em práticas inclusivas e equitativas.
  • Grupo Multidisciplinar de Diversidade (Juntos): Este grupo aborda temas cruciais como capacitismo, racismo, machismo, etarismo e preconceito contra pessoas LGBTQIA+.
  • Comitê de Diversidade: Trabalha continuamente para aprimorar a cultura inclusiva da empresa, incentivando a diversidade em todos os níveis da organização.
  • A adesão aos WEPs é mais um passo em nossa jornada para construir um ambiente de trabalho mais justo e equitativo. “Estamos comprometidos em criar um futuro onde todos possam prosperar, independentemente de gênero, raça, orientação sexual ou qualquer outra característica”, reforça Marcelo Reichert.

Saiba Mais

Para mais informações sobre os WEPs e como estamos implementando esses princípios na FCC, visite.